SEGMENTOS ATENDIDOS
Nossos segmentos atendidos.
Carregando...
13/01/2023 - Tempo de leitura: 6 min.
A rotina do departamento de RH pode ser agitada, são tantas tarefas que eventualmente pode acontecer algumas confusões. Por isso, planejamento é importante para o setor.
Com as constantes mudanças na legislação e nas entregas das obrigatoriedades legais e encargos trabalhistas, estar preparado é fundamental para manter o compliance em dia.
Dessa forma, contar com o auxílio de um planner garante que as demandas estarão em dia, a fim de evitar problemas fiscais e tributários, que podem gerar altas multas. Além disso, incluir as datas comemorativas neste documento, auxilia no planejamento de ações de engajamento dos colaboradores da empresa.
O calendário de RH é uma ferramenta que auxilia na organização para a entrega das obrigações trabalhistas. Além disso, o documento ajuda a prever as ações de endomarketing, que visam engajar os colaboradores. Por isso, estruturá-lo de maneira correta é importante.
Mas, por onde começar a construir o calendário de RH 2023?
Comece fazendo um levantamento dos prazos de entrega das obrigações, e os
anote em seu planner.
Feito isso, o time de RH pode se reunir para definir as datas das ações de engajamento para incluir no calendário de RH 2023.
A seguir, indicamos alguns passos importantes na elaboração do calendário:
#1 Conheça as metas da sua empresa. Faça as seguintes perguntas:
#2 Entenda como a organização lida com o capital humano. Avalie aspectos importantes, como:
Essas questões influenciam na construção do planejamento estratégico.
Na prática: a importância do calendário de RH 2023Digamos que a empresa opere em formato híbrido, mas em uma das datas comemorativas queira fazer algo diferente para fortalecer os laços entre a equipe.Organizar essa ação em cima da hora tende a não dar certo, uma vez que pode ser exatamente o dia em que alguns dos colaboradores trabalham fora do escritório. Dessa forma, ao planejar, é possível mobilizar as equipes com antecedência, para que todos estejam presentes.# 3 Divida as ações em duas categorias: gestão de pessoas e gestão de processosComo vimos, na hora de elaborar o calendário do RH é preciso considerar as entregas trabalhistas e fiscais obrigatórias, e ainda incluir datas comemorativas. Para facilitar, você pode dividir o seu calendário em duas categorias:
Nos próximos tópicos, veja mais dicas para organizar o calendário nessas duas categorias. Calendário de RH 2023: encargos trabalhistas e obrigações legais que não podem ficar de fora!Ao elaborar o planejamento e estruturar o seu calendário, considere todas as datas de entrega de obrigações fiscais, inclusive aquelas mais óbvias, que você já têm em mente. Nesse caso, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta dele. Incluir os prazos de entrega mensais e anuais irá ajudar a cumprir os prazos, contribuindo para manter o compliance. Veja a seguir os principais encargos que precisam constar no calendário de RH 2023. Obrigações anuais:
Obrigações mensais:
Lembre-se: o RH tem o papel de ajudar a empresa a manter o compliance tributário e fiscal em dia. Por isso, conhecer os prazos de entrega das obrigações legais é fundamental para evitar problemas fiscais, multas, processos trabalhistas e dores de cabeça no futuro. Calendário de RH 2023: confira as datas comemorativas!Além das datas de entregas das obrigações legais, o seu calendário pode (e deve) conter as datas comemorativas e de campanhas de conscientização. Confira as principais! Feriados e pontos facultativos:
Campanhas para o calendário de RH 2023Datas comemorativas anotadas? Então, vamos falar um pouco sobre as campanhas mensais. Embora não sejam feriados e nem obrigações legais, elas são excelentes para valorizar e engajar a equipe. Todos os meses possuem temáticas relacionadas à saúde.. Sendo assim, vale aproveitar e selecionar algumas para incluir no calendário de RH 2023. Confira as principais:
Calendário de RH 2023: como escolher as datas comemorativas para trabalhar?Bom, agora que você já conhece as datas comemorativas, deve se perguntar: é preciso comemorar todas ou não?
Pronto, é só comunicar os colaboradores e envolvê-los nas atividades. O planejamento é peça fundamental para o departamento de RH. |