SEGMENTOS ATENDIDOS
Nossos segmentos atendidos.
Carregando...
01/01/2023 - Tempo de leitura: 2 min.
Entenda como funciona o ERP composable, a evolução do ERP
Você talvez já tenha ouvido falar muito de ERP, certo? A sigla vem do seu nome em inglês: Enterprise Resource Planning – ou, em tradução livre, “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Ele é, resumidamente, um Sistema de Gestão Empresarial que automatiza atividades operacionais e auxilia nos processos internos.
O ERP funciona como um centralizador do fluxo de trabalho, concentrando todas as informações de uma empresa em uma única plataforma. Com ele, é possível acessar dados de diferentes áreas de maneira integrada e ágil – até mesmo em tempo real –, facilitando a troca de informações e a tomada de decisões.
O uso de um ERP traz inúmeras vantagens aos negócios, tais como:
- Maior produtividade;
- Equipe focada em atividades estratégicas;
- Armazenamento de documentos e informações com mais segurança;
- Redução de falhas, devido à automatização de tarefas.
O ERP existe há mais de 25 anos no mercado corporativo, evoluindo constantemente para se adequar aos novos desafios e necessidades. O próprio sistema, aliás, é uma evolução do MRP (Material Requirements Planning), existente desde a década de 80. E é assim que nasce o ERP Composable.
O que é o ERP Composable?
O ERP Composable é o nome da 4ª era do ERP, cunhado pelo Gartner.
“O ERP que atende a realidade de hoje precisa estar pronto para suportar o futuro volume de aplicativos, com experiências diversas e mudanças constantes […] Queremos que o nosso ERP seja a mola impulsionadora do negócio e não uma amarra que impeça qualquer transformação.”
A mudança já está rapidamente sendo adotada por diversos países, incluindo o Brasil. O sistema de ERP Composable irá proporcionar a integração de diversas tecnologias emergentes e fundamentais para o futuro dos negócios, como Inteligência Artificial (AI/IA), Machine Learning (ML), Internet das Coisas (IoT) e muitas outras. Elas são apenas o começo da transformação que estamos vivendo, e é fundamental que seu software de gestão possibilite o crescimento sustentável da empresa.
O Gartner reforça a velocidade em que as empresas estão se adaptando ao ERP Composable, apontando que, até 2023, 65% das organizações irão usar aplicativos ERP que contenham uma ou mais características da 4ª era. O Senior Director Analyst da organização, Nisha Bhandare, ainda reforça: essa evolução “é guiada e controlada mais pelos negócios do que pela TI”.
Mas, na prática, o que muda com o ERP Composable?
Até então, o ERP “apenas” unificava e automatizava os dados de uma empresa. Agora, vai além. O ERP Composable também é capaz de criar, gerenciar e entender os dados gerados – um sistema inteligente, que possibilita inúmeras novas novas aplicações e funcionalidades.
Além da integração de novas tecnologias, a 4ª era é 100% cloud. Uma verdadeira revolução, já que funciona perfeitamente para atuar de acordo com o dia a dia de startups ou demais modelos de negócios exponenciais.
Dessa maneira, o ERP Composable traz novas soluções focadas em BackOffice e Gestão Empresarial. Entre elas:
- Processos em formulários eletrônicos automatizados;
- Automatização da geração e recepção de notas fiscais;
- Automatização e inteligência na gestão financeira, de estoque, de demandas e muito mais.
“O usuário passa a ser o protagonista, com total escolha durante a sua jornada.”
Para saber mais sobre um ERP Composable, conheça o Studio Gestão